MENU

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Frustrações e Vendas

Paulo araujo Adoro vender. Adoro prospectar, mandar propostas. Adoro quando alguém me pede um orçamento. Adoro o relacionamento com o cliente. Vender é um grande barato! Não tem rotina. Eu me sinto vivo. Sinto correr o sangue nas veias.
Mas vendas também é frustrante. Isso mesmo! Nós levamos muito mais "não, obrigado" do que um "sim, valeu!". Andamos de um lado para o outro, levamos chá de cadeira, às vezes imploramos para marcar uma visitinha, carregamos pastas e catálogos. É duro quando não acontece aquilo que esperávamos. O mundo real é assim, em vendas é assim. Você tem grandes chances de se sentir frustrado. Mas e daí? E daí que você precisa praticar algumas "regrinhas" para alcançar mais sucesso e menos frustrações.

1. Aprenda a lidar com o NÃO, OBRIGADO! Ouvir "não" é normal. E o NÃO pode ser um grande incentivador, pois quanto mais um NÃO eu recebo mais perto estou de um... SIM! Uma tática que uso até hoje é prospectar todos os dias e às vezes ligo com o propósito de levar um NÃO. Daí, como já sei que vou levar um NÃO mesmo eu faço todos os tipos de perguntas. Por que não contratar um treinamento agora! Porque o Senhor pensa que sua equipe não precisa disso nesse momento? Perguntas e mais perguntas. E vou aprendendo com as respostas. Moral da história: use o NÃO como um aprendizado e um incentivador para chegar mais perto de um SIM.

2. Dedicação e persistência. Vender é um ato de dedicação e persistência. Você precisa provar que é um grande negócio. Que é um sujeito confiável. Haverá obstáculos e agradeça a Deus por eles, pois é assim que você vai amadurecer e crescer nessa profissão. Winston Churchill, um dos maiores estadistas britânicos fez o discurso mais rápido e curto da história para motivar os ingleses na Segunda Guerra Mundial e na luta contra o nazismo. Eis o discurso: "Não desistam! Nunca, nunca, nunca!"

3. Autocontrole e autodisciplina. Não no sentido radical da coisa, mas sim em estabelecer uma rotina de trabalho e de planejamento (como vendedor detesta planejar, meu Deus!). Não sair dando tiro pra todo lado. Obedecer aquilo que você tratou, usar efetivamente o conhecimento que têm e principalmente autocomprometimento. Autocontrole e autodisciplina no sentido de ter empenho, ou melhor, muito empenho para atingir suas metas e realizar os seus sonhos.

Pois é meu amigo vendedor, vendas não é uma arte. Não é questão de ser simpático, sorridente ou carismático. Vendas é uma ciência que tem pouco de exata e muito de humana.
E eu, na qualidade de vendedor só posso garantir-lhe com toda a certeza do mundo que vender não é fácil, mas é apaixonante!
Gostou das dicas? Repasse este texto para os seus amigos!!

Motive sua Equipe com Paulo Araújo!
Ligue Agora p/ (41) 3267 6761 - Curitiba - PR e Solicite uma Proposta para Contratar uma Palestra ou Treinamento de Motivação, Talentos e Vendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De Sua sugestão para que o Blog fique cada vez melhor...